Suporte a família

Ajudamos os pais a compreender um pouco mais sobre a Análise do Comportamento Aplicada e também entender o manejo de comportamento inadequados ou disfuncionais.

Aqui estão quatro momentos ou fases comuns nesse processo:

Introdução à Terapia ABA

Após avaliação inicial, existe um momento com os pais de introdução a ciência ABA. Nesse momento, o supervisor explica os princípios básicos da Análise do Comportamento e fala de algumas práticas baseadas em evidências comuns dentro da intervenção. Os terapeutas compartilham informações sobre como as intervenções são projetadas para promover o desenvolvimento de habilidades específicas e modificar comportamentos.

Montando o Plano Individualizado Comportamental (PIC) com a Ajuda dos Pais

Os terapeutas trabalham em conjunto com os pais para discutir metas específicas para o seu filho. Durante essa fase, os terapeutas explicam qual plano de intervenção pensado para as sessões de terapia, e os objetivos que entendem que devem ser prioridades no trabalho. Os pais por sua vez podem concordar com o plano de intervenção, sugerir mudanças, e explicar a dificuldade do dia a dia que deve ser priorizada na intervenção.

Orientações a Pais e Familiares

Uma parte crucial da intervenção é o envolvimento dos pais no processo. Isso inclui orientações de manejo e explicações e apresentação de modelos práticos de técnicas e estratégias utilizadas na terapia ABA. Os pais recebem orientação sobre como implementar efetivamente essas estratégias em ambientes cotidianos, promovendo a generalização das habilidades aprendidas durante as sessões. Essa comunicação contínua entre terapeutas e pais/responsáveis ajuda a manter uma abordagem colaborativa e ajustar o plano de intervenção, conforme necessidade real do indivíduo.

Feedback Regular aos Pais

Ao longo das sessões de terapia e avanços da criança, os terapeutas proporcionam feedbacks regulares aos pais sobre o progresso do seu filho. Os aplicadores fornecem relatos breves das sessões diárias, inclusive em forma de diário. Os supervisores fornecem feedbacks informais e formais, conforme necessidade. Os feedbacks informais dependem da necessidade de orientação e acolhimento das famílias, e os feedbacks formais apresentam documentos como lista de critérios de aprendizagens, atualização do plano de intervenção e relatórios periódicos.

Essas fases ressaltam a importância da orientação para pais na terapia ABA, estabelecendo uma base sólida para o sucesso da intervenção, tanto no ambiente clínico quanto em casa.
É imprescindível que os pais ajudem no processo terapêutico. Na clínica, oferecemos orientações a pais para que eles possam compreender um pouco sobre a Análise do Comportamento Aplicada. Por exemplo, falamos bastante sobre a importância da apresentação de consequências reforçadoras (itens e atividades preferidas) após comportamentos que queremos aumentar de frequência. Também orientamos sobre o manejo de comportamento inadequados ou disfuncionais (com direcionamento para comunicação alternativa, por exemplo), como melhorar a resposta de colaboração da criança, entre outras orientações a muitos outros cenários comuns a parentalidade atípica. Infelizmente, é comum que nesse processo, muitas emoções e questões emocionais surjam e funcionem como barreiras na colaboração dos pais. Quando isso ocorre, a equipe acolhe essas emoções, e caso necessário, sugere a colaboração de outros profissionais que possam ajudar a família a trabalhar essas emoções.

Quer saber mais sobre a Clínica Tatear ABA?

Entre agora em contato conosco e venha conhecer nossa metodologia e estruturas.

Perguntas e Respostas

Essas perguntas e respostas destacam a importância da orientação para pais na terapia ABA, enfatizando a colaboração, o entendimento da metodologia e a capacitação dos pais para promover o sucesso terapêutico em casa.
A apresentação de conceitos e práticas da terapia ABA ajuda os pais a compreenderem o funcionamento da terapia, fortalecendo a colaboração com os terapeutas. Isso estabelece uma base para a compreensão mútua e facilita a implementação eficaz das estratégias em casa.
As orientações parentais visam capacitar os pais a implementar efetivamente as estratégias da terapia ABA no ambiente do dia a dia. Isso inclui orientações específicas e apoio contínuo para promover a consistência e generalização das habilidades aprendidas pelo indivíduo durante as sessões terapêuticas.
O feedback regular fornece aos pais informações em relação aos progressos do seu filho, destacando sucessos e identificando áreas de maior dificuldade. Além dos feedbacks e revisão das prioridades da intervenção, esse momento pode servir como acolhimento e trazer orientações pertinentes na interação criança- pais.